1 de outubro de 2014

Dicas de como economizar!



Consegui meu primeiro emprego esse ano e meu maior propósito com meu salário foi/é o meu casamento. E foi ai que as coisas ficaram séria, porque quando recebemos o primeiro salário queremos logo comprar aquele celular que ficávamos desejando, aquela roupa, bolsa, sapatos ...  Mas eu tinha/tenho um propósito e não deixei meu propósito de lado, o que eu fiz? Vou dizer a vocês agora, algumas dicas de como economizo e ainda invisto nos preparativos do meu casamento!


-  Quando recebo meu salário a primeira coisa que faço é devolver meus dízimos. (Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Levítico 27:30)
 
-  Do que restou separo 50 a 60% e deposito em minha conta (abri um conta para os preparativos do casamento).
  
-  Pago meus cartões de crédito e o que sobrou guardo para o que eu precisar comprar pagar de preferência a vista.

Vocês devem se perguntar: Mas como assim Iana, você está dando dicas de como economizar e tem ai em cima que você paga os cartões, se é para economizar então nem cartão deveria ter.

Exatamente, nem cartão eu tenho exatamente! Pois meu único, divido com minha mãe, então na hora de pagar pagamos juntas e só uso-o em caso de emergência porque o mal de ter um cartão de crédito é que quando queremos algo nosso consciente já sabe que tem um cartão de crédito ai começamos a comprar compulsivamente e quando chega a fatura entramos em desespero. Falo isso porque em 4 meses que comecei a trabalhar usei e abusei do 'bem dito' cartão de crédito e minhas próprias diquinhas não me serviram mais pois já tinha minha afundado, viu, cartões de créditos podem se tornar nosso vilão se não soubermos usá-los! 

Como eu me controlo antes de fazer alguma compra?

-  Analiso bem meu guarda-roupa, vejo se realmente estou precisando, analiso preços, e na hora de experimentar no provador levo uma foto no celular do meu guarda-roupa onde posso ver se a peça que estou provando vai combinar com as outras peças que tenho, assim vou demorar para comprar outra roupa já que essa única peça irá combinar com outras em meu guarda-roupa.

-  De preferência pago a vista, ou se tiver que usar cartão de crédito anoto logo em minha agendinha de contas que dia, com o que e se dividi, quantas vezes dividi para poder controlar e assim que aparecer algum dinheirinho extra já guardar para pagar aquilo que consumi e paguei com o cartão.

-  Se é alguma besteirinha tipo chocolates, guloseimas, ou fast food eu imagino logo com o que eu poderia comprar para o meu casamento que eu estaria gastando naquele momento, guardo meu dinheirinho na bolsa e quando chegar em casa boto logo em meu cofrinho (cofrinho F&I , todos os trocadinhos ou dinheiro que penso em gastar com 'besteirinhas' coloco logo nesse cofrinho e não tiro esse dinheiro por nada).

Mas fazendo um resumo de tudo o que falei, o que quero dizer a vocês com uma dica rápida e infalível é que é possível sim economizar e a maior ferramenta é a FORÇA DE VONTADE e colocar um objetivo maior para essa economia, assim você vai priorizar algo e vai evitar gastar por outras coisas que seriam fúteis. 

Não sou nenhuma especialista em economia (percebe-se por alguns errinhos, kkk) mas quem me conhece sabe que não gosto muito de gastar (apenas tive um deslize, mas já passou rs') e queria compartilhar com vocês o porque e como faço para economizar!

Beijos,
Iana Borja.



2 comentários:

  1. Adorei suas dicas, também nem tenho cartão e procuro pagar tudo a vista, se for caro economizo e compro quando já tiver o valor. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mais que certa Gabriela, rs. Fico feliz que gostou das dicas, espero te ver mais vezes por aqui. Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...