6 de fevereiro de 2014

Dicas de estudos




Oi gente

Vamos falar de estudos?

Espera, eu sei que para algumas pessoas isso é muito chato, mas não pensem dessa forma, por isso trouxe para vocês algumas dicas de estudos!

Eu queria ter feito este post na ultima semana de janeiro, que foi a semana de volta as aulas, mas não deu, porém nunca é tarde para aprender algumas dicas referente a estudos, estou certa?

#letsgo




Nosso cérebro é meio fanfarrão: na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera facilmente. Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração.




Escreva!

É importante estudar escrevendo e não só lendo. “ Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”, explica o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi. 




Revise!
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize. 


Estude sozinho!
Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. “Estudar m grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita”, explica Pierluigi.
A melhor dica para um bom estudo, é explicar a matéria para si mesmo.
              

Desligue todos os aparelhos eletrônicos!
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por “dois minutinhos”. Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho de seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.     

Estude em um local organizado e tranquilo!
O resto da sua casa até pode ser bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça. 


Use marca-texto!
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção (eu tenho e não é legal!).


Respeite seu tempo!
Caso você seja mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental, e a frequência vai depender do seu ritmo.


Tenha uma programação organizada!
Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
 
Fonte: Guia do estudante





E para ajudar ainda mais, trouxe esses dois vídeos: o primeiro, descobri no inicio do ano de 2013 e foi dessa forma que organizei meus estudos, o segundo descobri a pouco tempo no canal da Bianca Oliveira e com certeza já está me ajudando bastante nesse ano de 2014, já estou com tudo planejado referente aos estudo ;)





 



Então, gostaram do post?

Já seguem alguma dessas dicas?

Fiquem com Deus.



Super beijo,

Iana Borja.






2 comentários:

  1. Eu ano passado, estudava pra prova na vespera e olha lá!! Mas esse ano to estudando todos os dias!1
    Beijoss!
    http://cheiadasmanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo haha, mas me arrependo disso, tanto que esse ano vou correr atrás do prejuízo de não ter estudado mais, :/

      Mas vai dar certo lindona, beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...